História
O Caminho da APAJ
Reuniões Fundadoras
Nasce a vontade de unir a classe
É assinada a escritura da APGLJ (Associação Portuguesa de Gestores e Liquidatários Judiciais), com 9 membros fundadores.
Fundação da Ideia
Primeiras bases da associação
Encontros na Fundação Gulbenkian e Universidade Autónoma de Lisboa definem os estatutos e o regulamento interno da futura associação.
Constituição da APGLJ
Formalização da Associação
Encontros na Fundação Gulbenkian e Universidade Autónoma de Lisboa definem os estatutos e o regulamento interno da futura associação.
1.º Seminário
Primeira Ação de Formação
Realiza-se o seminário “Gestão e Liquidação Judicial – O Estado da Arte em Portugal”, com destaque para a intervenção de Moisés Ayash.
Expansão da Atividade
Formação e Intervenção
A APGLJ realiza múltiplos seminários, encontros e ações de formação, e intervém junto do Ministério da Justiça para defender a classe.
Novo Código
Publicação do CIRE
Entra em vigor o Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE), transformando o panorama jurídico dos processos falimentares.
Estatuto Profissional
Reconhecimento Legal
É publicada a Lei 32/2004, que consagra o Estatuto do Administrador da Insolvência e estabelece a CACAAI com representação da associação.
Alteração de Estatutos
Nova Identidade: APGS
A APGLJ adapta-se às novas realidades e passa a designar-se APGS – Associação Portuguesa dos Gestores Judiciais, Liquidatários Judiciais e Administradores da Insolvência.
Nova Formação
Adaptação ao CIRE
A APGS promove ações de formação sobre o novo código e cria espaços de debate com magistrados, administradores da insolvência e especialistas.
Rumo à Ordem Profissional
Ambição pela valorização
Em Assembleia Geral, a APGS define como objetivo a criação de uma Ordem Profissional da classe.
Nasce a APAJ
Nova designação oficial
A associação passa a chamar-se APAJ – Associação Portuguesa dos Administradores Judiciais, refletindo uma nova visão e identidade liberal.
Estatutos Atualizados
Adaptação legislativa
Os estatutos da APAJ são revistos para integrar as mais recentes alterações legais e fortalecer a atuação da associação.